segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sacramento é um pedacinho de Minas cheio de riquezas

Do Desemboque ao Triângulo Mineiro, a cidade é um dos maiores atrativos turísticos do interior Entrada da cidade de Sacramento


Sacramento, pedacinho de Minas Gerais com mais de cem anos, é um dos municípios mais antigos do estado. Hoje considerada uma cidade turística, tem como riquezas os acervos arquitetônicos de diferentes estilos, rios mansos, corredeiras, lagos artificiais, mananciais, cachoeiras, manifestações religiosas e culturais, sítios espeliológicos e palenteológicos (estudo das cavernas), espaços culturais e de lazer. Conhecer a cidade é viajar pela história, prestigiando suas riquezas naturais.

Para Carlos Alberto Cerchi, professor de biologia e estudioso sobre a cultura de Sacramento, a importância da cidade esta em sua localização, é que em seu município encontra-se o Desemboque, berço da colonização do triângulo mineiro, subdistrito de Sacramento, foi a partir dele que surgiram Sacramento, Araxá, Uberlândia e outras cidades. Sendo assim o primeiro fator turístico, por ser uma referência histórica na região.

A cidade de Sacramento é localizada em uma região privilegiada de beleza natural, que é o caso da hidrografia dos rios; Rio Grande, Rio das Velhas; os ribeirões. Encontrando em seu município a Gruta dos Palhares, que é um monumento paisagístico natural e um dos pontos mais conhecido e cogitado pelas pessoas. Fenômeno Geológico, atribuindo-se a idade dela em torno de 200 milhões de anos, por causa da rocha sob a qual ela se fez o Arenito de Botucatu, sendo sua formação aderida paulatinamente, com o passar do tempo. Antes uma fazenda chamada Caverna da Rifaina, por causa do Ribeirão que passa lá perto, depois Gruta dos Palhares, por ter pertencido à família Palhares, que tiveram suas terras desapropriadas pelo prefeito no início da década de 70, entregando assim ao patrimônio público.

Lembra o professor Alberto Cerchi, que a cidade é berço de grandes personalidades, que constituem a história do município, como Eurípides Barsanulfo, que nasceu no dia 1º de Maio de 1880 e desencarnou no dia 1º de novembro de 1918 aos 38 anos de idade. Respeitável representante político de sua comunidade, sendo vereador por dois mandatos, tornou-se secretário da irmandade São Vicente de Paula, tend participado ativamente da fundação do jornal "Gazeta de Sacramento" e do "Liceu Sacramentano", grande professor da Doutrina espírita, fundou no município no dia 1º de abril de 1907 o Colégio Allan Kardec, primeiro colégio espírita do Brasil. Funcionando continuamente desde a sua inauguração tornou-se um marco histórico, recebendo visitas de espíritas de toda região. O colégio trabalha com a evangelização, o estudo do evangelho segundo o espiritismo, promove encontros anuais, a semana espírita, trazendo os melhores palestrantes da região e do Brasil. Celso Luis Gaspar, seguidor da religião espírita, contou que dentro do colégio há uma sala de reflexão, em que as pessoas, uma a uma podem relaxar e refletir sobre a vida. O colégio conta também com uma biblioteca, em que as mulheres seguidoras da religião ajudam as crianças que precisam de reforço escolar. Realizam trabalhos artesanais, trabalhos psicológicos, trabalhos mediúnicos, medicina homeopática (remédio espiritual). Tendo como presidente a senhora Alzira Bessa França Amui. O colégio trabalha com teatros e coral, ao piano Saulo Amui.

A cidade também é berço do Padre Vitor Coelho de Almeida em processo de beatificação, missionário redentorista, dedicou 36 anos de sua vida ao trabalho evangelizador da rádio Aparecida, localizada em Aparecida do Norte/ SP, onde seu corpo foi enterrado, trazendo a visitação de milhares de fieis todos os anos. Padre Vitor Coelho percorreu muitas cidades pregando missões, o qual em vida já tinha fama de santidade e após sua morte os relatos das benfeitorias milagrosas aumentaram, unindo os católicos e levando o Padre a um processo, ainda em andamento de beatificação.

Sacramento é a cidade de nascimento de Carolina Maria de Jesus, que apesar de semi-analfabeta, tornou-se uma escritora conceituada pela obra Quarto de Despejo, vendendo mais de 70 mil exemplares, porém não obtendo sucesso em suas obras posteriores. Carolina era Mãe solteira de três filhos. Nasceu em Sacramento no dia 14 de março de 1914, onde estudou apenas dois anos, vivendo sua infância e adolescência. Saiu da cidade em decorrência da discriminação que sofria por ser negra e pobre, indo morar em uma favela de São Paulo. Carlos Alberto Cerchi em pesquisa acredita que Quarto de Despejo inspirou diversas expressões artísticas como à letra do samba "Quarto de Despejo" de B. Lobo; como o texto em debate no livro "Eu te arrespondo Carolina" de Herculano Neves; a adaptação teatral de Edy Lima; o filme realizado pela Televisão Alemã, utilizando a própria Carolina de Jesus como protagonista do filme “Despertar de um sonho” (ainda inédito no Brasil); e a adaptação para a série "Caso Verdade" da Rede Globo de Televisão em 1983. Uma das principais figuras da história de sacramento, não se esquecendo, Cônego Hermógenes, fundador da cidade, que construiu um oratório as margens do rio Borá e, posteriormente, com a edificação de uma capela em seu lugar consumou a fundação do povoado, que em 1857, elevou-se a freguesia e em 1870 passou a município e a partir de 1903, a ser chamado do seu atual nome, Sacramento.

No início do século passado, a cidade possuiu uma linha de bondes que fazia a ligação entre Sacramento e a estação do Cipó no Vale do Rio Grande, era uma linha férrea elétrica de 14 km de comprimento, uma das primeiras, talvez única cidade do Brasil a ter bonde elétrico na zona rural, sendo construída então a Usina Cajuru, a qual fornecia energia para os bondes elétricos em 1913, hoje está situado no lugar da linha férrea, o Palácio das Artes, onde os turistas têm acesso a diversificadas obras dos artistas locais.

As ruas são calçadas a cerca de 180 anos com paralelepípedos, esse calçamento tornou-se de importância histórica por fatores ambientais, ecológicos e estéticos. É um calçamento de porosidade que permite a drenagem das águas, não promove o aquecimento, contrário do asfalto que impermeabiliza o solo, promovendo o aquecimento. Convicto de sua opinião e indignação, Berto Cerchi defende e luta contra o asfaltamento da cidade, o professor de biologia e proprietário da editora Bertolucci, já estampou na capa de sua revista Destaque a imagem do calçamento da cidade, intitulada como “Ruas de Pedra de Sacramento, beleza, ecologia e história”, indo as bancas em dezembro de 2007. “Recentemente a cidade teve algumas pavimentações a qual está se fazendo em cima de uma coisa que já está pronta, sendo assim uma atitude perdulária, de desperdício”, afirmou o professor, encerrando a entrevista.



MUSEU




Dr. José Alberto Bernardes Borges fundou o Museu Corina Novelino em1983, nome dado em consideração à diretora da escola Afonso Pena Junior, que doou o pátio para abrigar o monumento histórico.


Entre as peças mais antigas está o oratório da cidade, porém a que chama mais atenção dos visitantes é os dentes de Cônego Hermógenes, fundador do município, em que foi retirado dos restos mortais dele.


Apesar de conter diversas relíquias que ajudam a compor e a entender a cidade, os Sacramentanos costumam freqüentar o lugar em datas especificas como o aniversário da cidade, que é quando as crianças são levadas por seus professores para apreciar o local, sendo assim desvalorizado por sua população.


No museu é possível observar a lapide do fundador da cidade. Em entrevista, Vera Lúcia da Silva Paula, recepcionista há 8 anos do local, contou que teve uma senhora embriagada, que ao ver a lapide, entrou no museu e começou a chorar, afirmando ser a sua mãe enterrada naquele lugar.


Já no final da entrevista, entraram no local três meninas com aproximadamente 11 a 12 anos de idade, ao serem questionadas de quantas vezes haviam ido até lá, relataram com um sorriso, que era a primeira vez, já que não se tem um incentivo a esse ato. Vera educadamente, explicou as meninas sobre a importância que o museu tem para a nossa cidade, que ali estão às raízes sacramentana. E mesmo que estivesse em evidência que não haviam entendido nada da explicação, afirmaram que voltariam mais vezes no lugar.


Sacramento é repleta de riquezas e valores culturais, tendo como principais elementos turísticos a religião, a história e a natureza.


Recentemente contando com o apoio da prefeitura local, ganhou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), inaugurado no dia 26 de abril que possibilita um roteiro especifico para quem desejar desfrutar da beleza e história do município, visando a ser a referência para os visitantes.


Na estrutura, o turista poderá receber informações completas sobre os pontos de visitação, bem como de serviços de alimentação, hospedagem, entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário