terça-feira, 8 de setembro de 2009

Bastidores de Reporter Uniube

Blog Corporativo

Logomarca


Logomarca da empresa Mr. Help, desenvolvida para o trabalho de Administração e Marketing. A empresa presta serviços domiciliares, como exemplo: problemas de encanamento, instalações e etc.

Moradias Populares em Uberaba



Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), Uberaba possui cerca de 293 mil habitantes e uma renda per capita de aproximadamente R$ 400,00 por família. No município do zebu, são inúmeras as famílias que necessitam de ajuda, muitas delas não possuem lugar para morar.


Há 60 anos, foi escrita a Declaração dos Direitos Humanos, e qual a relação desse documento com a questão das moradias populares? “Nossa Constituição Federal não só acatou a declaração dos Direitos Humanos como declara de forma expressa em seu texto artigo 1º, inciso terceiro a dignidade da pessoa humana a faz parte da dignidade ter moradia, ou seja, todas devem ter onde morar, por mais simples que seja”. Relata a advogada Helenice Morais Pires.


Porém, não existe uma lei específica que regulamente tal direito, principalmente especificando de onde viria a verba para viabilizar a construção das casas.


Para a advogada, mesmo que não exista uma lei que regulamenta a situação, as pessoas possuem direitos, porém, não há como cobrá-los. “Esses direitos não podem ser cobrados do Estado, já que não são regulamentados. Havendo assim ajuda por parte de doações de entidades particulares”.


A cidade conta hoje com alguns projetos que ajudam as pessoas carentes a sair das ruas, ou do estado de calamidade em que se encontram, para então usufruir de uma moradia digna. Mesmo não nos prestando informações sobre o serviço realizado, o Cohagra (Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande), administrada pela Prefeitura de Uberaba, é um exemplo de projeto feito na cidade.


O Projeto João de Barro é outro exemplo. Criado em 1991 pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Uberaba, Lourival dos Santos, em conjunto com funcionários da Fosfértil, o projeto é uma ONG (Organização não Governamental), que cresce a cada ano que passa e já ganhou a periferia da cidade. Segundo Vinícius Barbosa de Andrade, presidente do projeto, eles completaram um total de 1.421 moradias construídas e o projeto também deu apóio técnico à reforma de 440 moradias do programa Casa para Todos, do Governo Federal. Vinícius Barbosa também informa sobre os mutirões que ocorrem quinzenalmente para a arrecadação de materiais e o início das construções. “O critério de seleção obedece as seguintes situações: residir sob barracas de lona ou outros materiais, menor renda familiar, maior número de crianças, famílias em processo de despejo, presença de deficientes, idosos ou doentes”, afirma o presidente do projeto. Para ingressar no programa, a família tem que ser aprovada em um levantamento em conjunto com a Prefeitura, que analisa a documentação do terreno. São três as formas de ajuda: Depósito Bancário: (Unibanco, Agência terreno, C/C 111.491-8); doação de materiais (3318-1706); e a participação nos mutirões. Os projetos contam com a ajuda da população para que possa tirar das ruas e das situações precárias todas as famílias que sofrem com essa situação.




Fotojornalismo

É possível em meio a civilização urbana, deparar com situações de extrema pobreza. Apesar da miséria da matéria, que os consome com sede e fome, persiste a dignidade pulsante, de lutar pela vida com honestidade.
O homem justo cresce e se desenvolve ético por opção, não por coersão. (Mônicka Christi)

Jogos Virtuais

Quando a diversão passa a ser um vício


Foto meramente ilustrativa


A internet toma proporções cada vez maiores nos dias atuais, tornando uma ferramenta importante no trabalho e quase indispensável nos dias de lazer.


É possível que se encontrem diversas formas de entretenimento, maneiras de interagir, relacionar, jogar, se divertir, conhecer novos lugares, novas pessoas e aderir novos conhecimentos.


O que seria uma forma de interatuar com o mundo, também acarreta em uma série de perigos, não só para os adultos, mas principalmente para crianças e adolescentes. O que era diversão passa a ser um risco, prejudicando, muitas vezes, a saúde física e mental dos usuários que ultrapassam seus limites.


Em uma breve pesquisa no site de relacionamentos do orkut é possível encontrar comunidades com cerca de 30 mil integrantes viciados em “Lan House”, casas de jogos e internet, na maioria crianças e adolescentes entre 13 e 19 anos de idade. Grande parte desse público sai de suas casas, para encontrar os amigos nos estabelecimentos de jogos, para que assim possam partilhar de um jogo on-line, conhecido como “Control Strike”, favorito entre os jogadores.


A idade mínima permitida para entrar em uma Lan House, é de 12 anos com autorização dos pais, relatou o funcionário Thiago Lima dos Santos, da Stop Games e Internet da cidade de Sacramento/MG. O estabelecimento fornece uma autorização que deve ser renovada a cada trinta dias, nela os pais dos menores devem autorizar os filhos a permanecerem no lugar das 10 e 30 da manhã até as 20 horas da noite impreterivelmente.


Para um maior controle as Lan House cuidam para que não entrem no recinto pessoas com uniformes escolares, menores de idade sem autorização válida dos pais ou responsável e bloqueiam sites pornográficos. Mas o que não conseguem controlar é a quantia de horas que esses jovens passam em frente aos computadores, disputando jogos.


Segundo o Estatuto da criança e do adolescente, portaria número 899, de 03 de outubro de 2001, Artigo 1º, o jogo eletrônico deverá exibir no invólucro informações sobre a natureza do jogo e faixa etária a que se recomende.


Buscando uma saciedade de prazer as crianças e os adolescentes perdem muito tempo de suas vidas com jogos virtuais, sejam eles de games ou relacionamento. Gastam quantias absurdas de dinheiros e se fantasiam na relação perfeita. Quando isso ocorre de forma irregular é prejudicial, levando essas pessoas, muitas vezes, para agressividade. Estudos apontam que os jogadores de vídeo-game possuem melhores percepções visuais, isso ocorre devido ao estimulo do lado direito do cérebro, em que também se localiza as emoções. Entretanto, como essas informações não chegam ao lado esquerdo do cérebro, esses adolescentes acabam gerando um comportamento anti-social e mais agressivo.


Esse descontrole ao acesso da criança e do adolescente na internet é mundial, e as crianças chegam, a saber, mexer melhor no computador que seus pais. Para o psicólogo João Jarnaldo de Araújo, especialista em Naturopatia Holística, quem ama cuida, está sempre presente, impondo limites para os filhos. Com esse mundo virtual, os pais perderam o controle, não sabem mais as companhias dos filhos. Para o psicólogo o fator desse interesse pelo mundo virtual, não é bom e nem ruim, basta que os pais conheçam mais essa realidade. “Nós somos seres curiosos, o problema é que vira um apego, uma compulsão e as pessoas acabam deixando de ser elas mesmas” _ declarou João Jarnaldo.


Leonardo Felix dos Reis, 18 anos, estudante, contou em entrevista que fica vinte quatro horas do dia on-line, narrou que no carnaval deixou a folia de lado e preferiu ficar em frente ao computador, onde o mundo lúdico passou a ser mais importante.


Entre os diversos vícios on-line, para o especialista João Jarnaldo, o mais preocupante são os de relacionamento amorosos. Porém o tratamento é fácil e barato. Para que funcione, o primeiro passo é ver o que a pessoa está deixando de executar para fugir da realidade. Posteriormente trabalha-se o foco patológico através de relaxamento e auto-estima.


Os problemas surgem, é necessário que se previna, esteja atento aos horários e até mesmo aos sintomas que o corpo tenta mostrar. Apesar das inúmeras vantagens que a internet proporciona, o convívio deve ser físico e não virtual, para que assim a criança e o adolescente cresçam de maneira harmoniosa.


Para que isso se torne possível lembre-se de dez palavras chaves, como, bom senso, educação, vigilância, moderação, alerta, dialogo, orientação, disponibilidade, regras e informações. Com isso torna-se mais fácil o controle sob essa virtualidade, podendo assim aproveitar melhor o que a tecnologia proporciona aos seres humanos, sem maiores danos.






Manutenção em ônibus garante segurança



Situação mediana, falta de sinalização, buracos no piso e com acostamento ruim. Segundo o inspetor chefe da Polícia Rodoviária Federal, José William Guimarães, essa é a condição da BR 262, que ligam municípios da região Sacramento e Uberaba.


Para se ter uma idéia, de Sacramento a Uberaba são 83 quilômetros. O estudante de farmácia industrial, Marcos Vinicius Gobbo, percorreu 145 mil quilômetros, em sua jornada de quatro anos. É aí que vem a resultante, a distância daria para dar três voltas completas ao mundo. “O trânsito é uma constante ameaça. Principalmente para quem têm que enfrentar as rodovias todos os dias, em busca de concluir seus estudos”, relatou o estudante.


A BR 262 piora cada vez mais, os veículos nem sempre fornecem a esses alunos conforto e manutenção adequada. Foi o que aconteceu em 2002, o ônibus da empresa Sacratur, transportava 45 estudantes e uma falha mecânica do veículo, causou a morte de 19 universitários e do motorista que conduzia o transporte para a cidade de Franca/SP.


O que para muitos já caiu na memória, para os familiares e sobreviventes é algo que jamais será esquecido. Pedro Henrique Araújo, irmão de duas vitimas fatais, relatou que ainda está na justiça uma ação, contra a empresa. Ela é obrigada a fornecer, em caso de acidentes um seguro, para amenizar a situação das famílias. Essas obrigatoriedades, que as empresas devem seguir são todas inclusas no boleto bancário. Hoje cada aluno paga cerca de 120 reais por mês.


Os ônibus possuem três tipos de manutenção. A primeira é a preventiva, que é aquela que diariamente os carros são inspecionados, apresentando problemas ou não, por exemplo, as pastilhas de freio, pneu, óleos lubrificantes, parte elétrica, são preventivamente vistoriados todos os dias. O que acarreta na economia, por que se deixar uma lona de freio acabar, ela acaba comendo a carcaça da roda, havendo a perda de duas peças.


A segunda é a manutenção corretiva, em que o carro apresenta problemas, que ocorre devido ao estado de conservação das estradas ou por alguma outra ocasião. E a terceira manutenção é o “pente-fino”, uma vistoria geral dos veículos. Depois o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), vistoriam todos os carros criteriosamente, emitindo assim o certificado de segurança veicular. O qual é executado por engenheiros mandados pelo Inmetro.


A respeito dos cintos de seguranças é obrigatório o uso para carros menores. De início, o cinto de segurança, em viagens de ônibus para outras cidades ou para outros estados, deve ser afivelado, como prevê a Resolução 643, de julho de 2004, da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A norma exige que a recomendação tem que ser dada aos passageiros pelo motorista antes da partida do veículo. O uso do equipamento poderá virar lei e se tornar obrigatório se for aprovado o projeto de lei 2562/07. Na proposta, ficam de fora da obrigatoriedade os passageiros de ônibus em viagens nas regiões metropolitanas e entre municípios vizinhos. De micro ônibus, para ônibus, só é obrigatório os veículos fabricados, a partir de 2004.


Os pneus são trocados após a análise de um medidor de profundidade, o qual detecta o gasto de cada pneu. A empresa trabalha com pneus específicos para dias chuvosos. São pneus mais desenvolvidos e que suportam melhor, amenizando essas situações. Atualmente a lei permite que o motorista ande até 90 km/h, em dias de chuva a empresa exige que o motorista ande até 60 km/h.


A Ulza tem 19 anos no mercado de trabalho, possuindo em seu histórico apenas um acidente de derrapagem, que após análise concluiu que o erro não foi do motorista. A empresa apresentava muitos problemas nos veículos com filtros entupidos e bombas injetoras com problemas constantes, com isso ocorreram uma investigação, a qual detectou que a causadora era a gasolina. Com isso a empresa começou a comprar direto da distribuidora (Rio Branco Petróleo), montou um tanque de gasolina dentro da Ulza, o qual garante pra empresa grande economia, afirmou Alexandre Zandonaide, administrador da empresa de veículos Ulza, responsável pelo transporte de alunos da cidade de Sacramento para Uberaba.



Associação dos Estudantes



Serve para fiscalizar a legalidade da empresa, suas documentações e assegurar que elas possuam seguros obrigatórios em caso de acidentes. O boleto bancário segundo Romildo Leal Rodrigues, presidente da Associação dos Estudantes de Sacramento, é feita através da divisão da quilometragem rodada, pelo número de alunos. Por exemplo, se o veículo rodar 20 dias, é o equivalente a 196 quilômetros a dois reais e trinta e cinco centavos, que daria um valor de nove mil duzentos e doze reais mensais. São cerca de 220 alunos associados, o boleto bancário pago por eles é resultado da divisão da quilometragem rodada pelo número de alunos, menos a verba disponibilizada pela prefeitura municipal, mais o valor da impressão do boleto. Após esse cálculo é determinado quanto deve ser pago cada mês rodado, podendo assim variar o valor dependendo da quilometragem.


É disponibilizada uma verba no valor de 30 mil reais, a qual é dividida pelo número de alunos. Os alunos devem ter 75% de presença e 75% de aproveitamento nas disciplinas, para que recebam o benefício.


Não existem leis, nem federal, estadual e nem municipal, que obrigue o poder público a disponibilizar esse dinheiro ao auxilio transporte. Porém as prefeituras auxiliam. No caso da cidade de Sacramento a câmara municipal, faz o repasse da verba através da prefeitura. Para que o executivo conceda a verba, é preciso um amparo, o qual é feito pela câmara municipal (legislativo), ele decide o valor, que através da prefeitura é depositado para a associação dos estudantes.


A associação deve prestar conta mensalmente para a prefeitura municipal, para câmara e para o Ministério Público. Em Araxá, a associação recebe um repasse de verba equivalente a 50% da despesa do mês. O restante é dividido entre os associados, sendo em média, 120 reais cada boleto a pagar. Para o ano de 2009, a associação dos estudantes da cidade de Araxá, recebeu o equivalente a 600 mil reais, divididos em dez parcelas de 60 mil reais. O repasse é feito pela conta bancária da Associação, mensalmente, após uma prestação de contas, informou Israel Luiz, Presidente da Associação dos Estudantes de Araxá.


Para conduzir esses veículos, os motoristas das empresas devem possuir carteira de habilitação na categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista. O curso de segurança de transporte de passageiros, feito em auto-escolas. Precisam possuir certidões negativas cíveis e criminais, para a análise de acidentes durante o histórico de cada um. Precisam ter o exame de saúde em dia. É feito anualmente o PPRA (Programa de Prevenção de Risco de Acidentes), feito especificamente para os motoristas, concluiu o administrador Alexandre Zandonaide.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Curso de Extensão

A extensão Universitária é uma forma de interação que existe entre a universidade e a comunidade na qual está inserida. Ocorre então uma troca de valores entre a universidade e o meio.

Tem como objetivo promover a integração do ensino e a pesquisa com as demandas institucionais e sociais, incentivando a prática acadêmica que contribua para as mudanças curriculares. Reconhecer as ações extencionistas como atividades complementares nos projetos pedagógicos dos cursos do ensino superior, promovendo ações, sob a forma de consórcios, redes ou parcerias, divulgar e apoiar a produção acadêmica, promovendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, mantendo programas de apoio, para elevar auto-estima, promovendo a integração, o bem estar social e o desenvolvimento pessoal e profissional.

No meio universitário, costuma se confundir o termo 'extensão" com "curso de extensão universitária". Os cursos de extensão universitária, geralmente são acadêmicos e com pequena carga-horária. As atividades de extensão, dever constitucional das universidades, são mais amplas, de conteúdo mais elaborado e não gratuitos.

As ações de Extensão da Universidade de Uberaba se realizam através de programas, projetos, eventos, cursos de extensão - atualização e capacitação, cooperação interinstitucional, divulgação e publicação da produção acadêmica, prestação de serviços e do apoio à comunidade universitária, com intuito de por em funcionamento a política da Uniube e alcançar os objetivos.

A universidade oferece vários cursos, dentre eles, na área agrária, artes, direito, saúde e tecnologia. “A universidade abre o que tem de melhor para as pessoas”. _ enfatizou Cláudio Reis, professor de fisioterapia da universidade de Uberaba.

Os cursos de extensão disponibilizados pela universidade, apoiam os estudantes em sua trajetória no ensino superior, com relação a aspectos culturais, de ensino, pesquisa e extensão. A ação comunitária é caracterizada pelo desenvolvimento de atividades sem vínculo direto com os programas de ensino e de pesquisa da Universidade e por atividades de apoio à comunidade interna e externa.

A certificação dos alunos que participam dos cursos extensivos, são feitos através de certificados e certidões emitidas no final das atividades.

Os projetos realizados pela universidade, diferem dos cursos de extensão. Os projetos são realizados por cada curso de graduação, específicos de cada área, com o intuito de integrar o aluno na sociedade, esclareceu Poliana Gomes da Silva Alves, secretária da Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão.

A universidade de Uberaba conta com o projeto “Uniube Ativa”, que tem como propósito incentivar a atividade física. Quanto ao nível de conhecimento dos alunos usuários, não é necessário conhecimento anterior, mas apenas interesse em manter um estilo de vida saudável, a fim de melhorar sua saúde e qualidade de vida.

Além disso, as empresas têm cada vez mais investido em programas de qualidade de vida e os alunos que comprovarem a participação em programas desse tipo podem ter vantagens na busca por colocação no mercado de trabalho.

Em relação à comunidade externa (pessoas sem vínculo com a Uniube) é oferecida a possibilidade de acesso à prática esportiva orientada e gratuita. "Temos tido uma boa procura desse público o que demonstra que acertamos ao ofertar essas atividades", disse o coordenador do projeto, Tulio Prado.

Além desse programa, a universidade atende crianças e adolescentes, entre 07 a 15 anos, uma parceria mantida com a Escola de Futebol do Cruzeiro.

Esses projetos constarão no curriculo do aluno, é uma grande oportunidade de sair da universidade com mais conhecimento prático e, consequentemente, mais segurança para atuar no mercado.

Diferencial

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da universidade de Uberaba está implementando uma política de que os cursos de especializações, sejam divididos em módulos. Com isso, os alunos da graduação, podem fazer esses módulos de forma a serem validados como curso de extensão. Ao se matricularem na especialização, depois de graduados, podem pedir aproveitamento de disciplinas, assim farão a pós-graduação em menor tempo e todos os certificados de extensão constarão no currículo do aluno, relatou José Bento Alves, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.

Influenza A (H1N1) e a abordagem da mídia

Iniciado no México, o surto da gripe suína, influenza A (H1N1), se alastrou pelo mundo rapidamente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus é diferente do H1N1 totalmente humano, que circula nos últimos anos. Por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia

Com esse acontecimento, as demandas de informações cresceram e a mídia passou a ter o assunto como principais abordagens. Estampando capas de jornais, revistas, nas aberturas dos jornais televisivos e nas rádios. O que não se sabe, é o quanto e até que ponto isso se faz necessário. As informações exageradas acabam causando pânico para as pessoas que as recebem, muitas vezes de forma não devidamente esclarecidas.

A mídia acaba faturando em cima da tortura, já que é possível notar os diversos comerciais e propagandas de marcas e até mesmo do governo, para a prevenção da doença.

Segunda a folha online, a gripe comum mata entre 250 mil e 500 mil pessoas a cada ano, principalmente entre a população mais velha. Confirmado pelo Ministério da saúde, a gripe suína já causou cerca de 2.200 mortes. No Brasil o total de óbitos chega a 582.

A mídia deve tomar medidas para precaver a repercussão que a nova gripe está tomando. As informações estão pouco esclarecidas e contraditórias. O que acarreta um impacto na população e pânico, devido à falta de um Jornalismo sério e o grande lucro obtido pelos grupos de interesse.

O momento é de grande responsabilidade midiática, que deve alertar a população, orientando como agir e se prevenir. O papel da mídia é muito importante e determinante, sendo necessária clareza nas informações.

Mesmo com a grande repercussão, há pessoas que não fazem idéia de como realmente se transmite a doença. É preciso que estas informações sejam dadas de maneira mais simples, para que assim, as pessoas que não possuem um grau de entendimento maior, também possam estar por dentro da situação. Evitando congestionamento nas áreas de saúde, tendo um controle maior na pandemia.

A influenza A (H1N1) é perigosa e pode matar, assim como outras enfermidades. O cidadão tem direito em conhecer a doença de forma mais simples. Para que assim seja mais fácil se prevenir e tratar posteriormente, em caso de adesão ao vírus.

Sacramento é um pedacinho de Minas cheio de riquezas

Do Desemboque ao Triângulo Mineiro, a cidade é um dos maiores atrativos turísticos do interior Entrada da cidade de Sacramento


Sacramento, pedacinho de Minas Gerais com mais de cem anos, é um dos municípios mais antigos do estado. Hoje considerada uma cidade turística, tem como riquezas os acervos arquitetônicos de diferentes estilos, rios mansos, corredeiras, lagos artificiais, mananciais, cachoeiras, manifestações religiosas e culturais, sítios espeliológicos e palenteológicos (estudo das cavernas), espaços culturais e de lazer. Conhecer a cidade é viajar pela história, prestigiando suas riquezas naturais.

Para Carlos Alberto Cerchi, professor de biologia e estudioso sobre a cultura de Sacramento, a importância da cidade esta em sua localização, é que em seu município encontra-se o Desemboque, berço da colonização do triângulo mineiro, subdistrito de Sacramento, foi a partir dele que surgiram Sacramento, Araxá, Uberlândia e outras cidades. Sendo assim o primeiro fator turístico, por ser uma referência histórica na região.

A cidade de Sacramento é localizada em uma região privilegiada de beleza natural, que é o caso da hidrografia dos rios; Rio Grande, Rio das Velhas; os ribeirões. Encontrando em seu município a Gruta dos Palhares, que é um monumento paisagístico natural e um dos pontos mais conhecido e cogitado pelas pessoas. Fenômeno Geológico, atribuindo-se a idade dela em torno de 200 milhões de anos, por causa da rocha sob a qual ela se fez o Arenito de Botucatu, sendo sua formação aderida paulatinamente, com o passar do tempo. Antes uma fazenda chamada Caverna da Rifaina, por causa do Ribeirão que passa lá perto, depois Gruta dos Palhares, por ter pertencido à família Palhares, que tiveram suas terras desapropriadas pelo prefeito no início da década de 70, entregando assim ao patrimônio público.

Lembra o professor Alberto Cerchi, que a cidade é berço de grandes personalidades, que constituem a história do município, como Eurípides Barsanulfo, que nasceu no dia 1º de Maio de 1880 e desencarnou no dia 1º de novembro de 1918 aos 38 anos de idade. Respeitável representante político de sua comunidade, sendo vereador por dois mandatos, tornou-se secretário da irmandade São Vicente de Paula, tend participado ativamente da fundação do jornal "Gazeta de Sacramento" e do "Liceu Sacramentano", grande professor da Doutrina espírita, fundou no município no dia 1º de abril de 1907 o Colégio Allan Kardec, primeiro colégio espírita do Brasil. Funcionando continuamente desde a sua inauguração tornou-se um marco histórico, recebendo visitas de espíritas de toda região. O colégio trabalha com a evangelização, o estudo do evangelho segundo o espiritismo, promove encontros anuais, a semana espírita, trazendo os melhores palestrantes da região e do Brasil. Celso Luis Gaspar, seguidor da religião espírita, contou que dentro do colégio há uma sala de reflexão, em que as pessoas, uma a uma podem relaxar e refletir sobre a vida. O colégio conta também com uma biblioteca, em que as mulheres seguidoras da religião ajudam as crianças que precisam de reforço escolar. Realizam trabalhos artesanais, trabalhos psicológicos, trabalhos mediúnicos, medicina homeopática (remédio espiritual). Tendo como presidente a senhora Alzira Bessa França Amui. O colégio trabalha com teatros e coral, ao piano Saulo Amui.

A cidade também é berço do Padre Vitor Coelho de Almeida em processo de beatificação, missionário redentorista, dedicou 36 anos de sua vida ao trabalho evangelizador da rádio Aparecida, localizada em Aparecida do Norte/ SP, onde seu corpo foi enterrado, trazendo a visitação de milhares de fieis todos os anos. Padre Vitor Coelho percorreu muitas cidades pregando missões, o qual em vida já tinha fama de santidade e após sua morte os relatos das benfeitorias milagrosas aumentaram, unindo os católicos e levando o Padre a um processo, ainda em andamento de beatificação.

Sacramento é a cidade de nascimento de Carolina Maria de Jesus, que apesar de semi-analfabeta, tornou-se uma escritora conceituada pela obra Quarto de Despejo, vendendo mais de 70 mil exemplares, porém não obtendo sucesso em suas obras posteriores. Carolina era Mãe solteira de três filhos. Nasceu em Sacramento no dia 14 de março de 1914, onde estudou apenas dois anos, vivendo sua infância e adolescência. Saiu da cidade em decorrência da discriminação que sofria por ser negra e pobre, indo morar em uma favela de São Paulo. Carlos Alberto Cerchi em pesquisa acredita que Quarto de Despejo inspirou diversas expressões artísticas como à letra do samba "Quarto de Despejo" de B. Lobo; como o texto em debate no livro "Eu te arrespondo Carolina" de Herculano Neves; a adaptação teatral de Edy Lima; o filme realizado pela Televisão Alemã, utilizando a própria Carolina de Jesus como protagonista do filme “Despertar de um sonho” (ainda inédito no Brasil); e a adaptação para a série "Caso Verdade" da Rede Globo de Televisão em 1983. Uma das principais figuras da história de sacramento, não se esquecendo, Cônego Hermógenes, fundador da cidade, que construiu um oratório as margens do rio Borá e, posteriormente, com a edificação de uma capela em seu lugar consumou a fundação do povoado, que em 1857, elevou-se a freguesia e em 1870 passou a município e a partir de 1903, a ser chamado do seu atual nome, Sacramento.

No início do século passado, a cidade possuiu uma linha de bondes que fazia a ligação entre Sacramento e a estação do Cipó no Vale do Rio Grande, era uma linha férrea elétrica de 14 km de comprimento, uma das primeiras, talvez única cidade do Brasil a ter bonde elétrico na zona rural, sendo construída então a Usina Cajuru, a qual fornecia energia para os bondes elétricos em 1913, hoje está situado no lugar da linha férrea, o Palácio das Artes, onde os turistas têm acesso a diversificadas obras dos artistas locais.

As ruas são calçadas a cerca de 180 anos com paralelepípedos, esse calçamento tornou-se de importância histórica por fatores ambientais, ecológicos e estéticos. É um calçamento de porosidade que permite a drenagem das águas, não promove o aquecimento, contrário do asfalto que impermeabiliza o solo, promovendo o aquecimento. Convicto de sua opinião e indignação, Berto Cerchi defende e luta contra o asfaltamento da cidade, o professor de biologia e proprietário da editora Bertolucci, já estampou na capa de sua revista Destaque a imagem do calçamento da cidade, intitulada como “Ruas de Pedra de Sacramento, beleza, ecologia e história”, indo as bancas em dezembro de 2007. “Recentemente a cidade teve algumas pavimentações a qual está se fazendo em cima de uma coisa que já está pronta, sendo assim uma atitude perdulária, de desperdício”, afirmou o professor, encerrando a entrevista.



MUSEU




Dr. José Alberto Bernardes Borges fundou o Museu Corina Novelino em1983, nome dado em consideração à diretora da escola Afonso Pena Junior, que doou o pátio para abrigar o monumento histórico.


Entre as peças mais antigas está o oratório da cidade, porém a que chama mais atenção dos visitantes é os dentes de Cônego Hermógenes, fundador do município, em que foi retirado dos restos mortais dele.


Apesar de conter diversas relíquias que ajudam a compor e a entender a cidade, os Sacramentanos costumam freqüentar o lugar em datas especificas como o aniversário da cidade, que é quando as crianças são levadas por seus professores para apreciar o local, sendo assim desvalorizado por sua população.


No museu é possível observar a lapide do fundador da cidade. Em entrevista, Vera Lúcia da Silva Paula, recepcionista há 8 anos do local, contou que teve uma senhora embriagada, que ao ver a lapide, entrou no museu e começou a chorar, afirmando ser a sua mãe enterrada naquele lugar.


Já no final da entrevista, entraram no local três meninas com aproximadamente 11 a 12 anos de idade, ao serem questionadas de quantas vezes haviam ido até lá, relataram com um sorriso, que era a primeira vez, já que não se tem um incentivo a esse ato. Vera educadamente, explicou as meninas sobre a importância que o museu tem para a nossa cidade, que ali estão às raízes sacramentana. E mesmo que estivesse em evidência que não haviam entendido nada da explicação, afirmaram que voltariam mais vezes no lugar.


Sacramento é repleta de riquezas e valores culturais, tendo como principais elementos turísticos a religião, a história e a natureza.


Recentemente contando com o apoio da prefeitura local, ganhou um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), inaugurado no dia 26 de abril que possibilita um roteiro especifico para quem desejar desfrutar da beleza e história do município, visando a ser a referência para os visitantes.


Na estrutura, o turista poderá receber informações completas sobre os pontos de visitação, bem como de serviços de alimentação, hospedagem, entre outros.